Viabilidade de Licenciamento Ambiental de Imóveis

Viabilidade de Licenciamento Ambiental de Imóveis

Os estudos de viabilidade de Licenciamento Ambiental de imóveis são estratégicos e são realizados por equipe especializada nesse tipo de análise e com ampla experiência em processos de licenciamento ambiental. Entre nossos profissionais, há Especialistas, Mestres, Doutores e Peritos, com extensa bagagem acadêmica e de mercado, que entregarão para sua empresa dados confiáveis e precisos em relação à realidade ambiental do imóvel e do empreendimento que se pretende licenciar.

Uma situação muito comum observada em centros urbanos ou áreas rurais diz respeito a imóveis ociosos, que poderiam ser utilizados para atividades alternativas e geração de renda, mas a incerteza trazida por conta da legislação ambiental impede seus proprietários de tomarem a decisão de empreender, permanecendo extensas áreas em desuso, porém muitas vezes aptas a comportarem atividades alternativas.

Outra situação bastante frequente, observada no dia a dia do licenciamento ambiental, é a tentativa de implantação de empreendimentos através de projetos executivos elaborados sem levar em conta todas as questões de ordem ambiental que poderiam ser motivo de impedimento ao pleito.

Com essa prática – não rara no meio corporativo – os processos de licenciamento ambiental esbarram na avaliação dos técnicos dos órgãos competentes, gerando pedidos de complementações e esclarecimentos técnicos através de ofícios intermináveis e que fazem a obtenção da licença ambiental se arrastar por um tempo desproporcional, causando muita dor de cabeça e, às vezes, chegando a comprometer a viabilidade econômica da atividade.

Importante salientar que a solicitação de informações técnicas adicionais pelos órgãos ambientais é prevista em vários dispositivos da legislação, inclusive aquelas que não constem de termos de referência, para subsidiar a avaliação do poder público e a elaboração dos pareceres técnicos – favoráveis ou não à obtenção da licença.

A Projeto Ambiental disponibiliza a seus parceiros e parceiras os estudos de viabilidade de Licenciamento Ambiental de imóveis, um serviço extremamente eficiente para a avaliação de imóveis frente à legislação vigente, para fins de licenciamento ambiental, diminuindo assim a possibilidade (ou ainda a quantidade) de pedidos de complementações pelos órgãos avaliadores em processos de licenciamento ambiental.

Trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico fundamental para que sua empresa economize tempo e recursos no caminho para o sucesso da implantação de empreendimentos.

Os estudos de viabilidade de Licenciamento Ambiental de imóveis também se apresentam como instrumento muito útil para o levantamento de áreas protegidas e de eventuais passivos ambientais no interior de imóveis que estejam sendo negociados por empreendedores, demonstrando claramente as áreas passíveis de uso e aquelas legalmente restritas ao uso.

Os estudos de viabilidade de Licenciamento Ambiental de imóveis são levantamentos técnicos que avaliam componentes do meio físico (hidrografia, declividades, relevo), biótico (flora e fauna) e urbanístico (zoneamento urbano) do imóvel que se pretende licenciar.

Sendo apresentadas de forma clara e objetiva informações como presença de Áreas de Preservação Permanente (APP), tipologias de cobertura vegetal e as restrições/possibilidades ao corte, ocorrência de espécies ameaçadas de extinção, ocorrência de situações de fragilidade ecológica que podem se tornar óbices ao licenciamento, tipos de uso que o município permite naquela localidade, entre outros dados relevantes.

Não perca tempo e recursos preciosos para sua empresa. Descubra essa poderosa ferramenta de planejamento estratégico que a Projeto Ambiental oferece.