Levantamento e Acompanhamento da Fauna Silvestre

Os estudos realizados para o levantamento e acompanhamento da fauna silvestre de uma localidade são de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ecológico, uma vez que os animais são responsáveis pela dispersão de grande parte das sementes em áreas naturais, especialmente as florestais.

A presença de uma fauna diversa e abundante significa que o ambiente natural que se está observando apresenta recursos (alimentos, água, locais para abrigo, nidificação e procriação) suficientes para suportar essa comunidade de animais silvestres e garantir seus ciclos de vida, perpetuando as espécies. Esta é a importância evidente do levantamento e acompanhamento da fauna silvestre.

Pode-se afirmar que os animais são bioindicadores de qualidade ambiental; justamente por esse motivo, tornam-se foco da atenção dos movimentos sociais conservacionistas – havendo casos previstos na legislação em que a presença de uma ou mais espécies de fauna importantes para o equilíbrio ecológico, por sua raridade ou função ambiental, chega a impedir a implantação do empreendimento.

Levando em conta a fragilidade da fauna silvestre e sua dependência direta das áreas naturais para sua manutenção, os estudos de levantamento de fauna silvestre, para fins de licenciamento ambiental, devem contar com alto rigor técnico e metodológico, além de orientação clara a respeito de medidas mitigadoras que deverão ser adotadas a fim de diminuir o impacto sobre cada grupo animal.

Já os estudos de acompanhamento de fauna – normalmente exigidos pelos órgãos ambientais como condicionantes de licenças ambientais, devendo ser realizados ao longo da implantação e/ou operação de empreendimentos impactantes – deve demonstrar claramente os efeitos da atividade sobre a fauna local e a adaptação dos grupos a essa nova conformação ambiental que se apresenta.

Dessa forma, procura-se garantir que, no levantamento e acompanhamento da fauna silvestre, esse grupo de seres vivos de extrema importância para o equilíbrio ecológico encontre condições ambientais realmente adequadas para sua existência e perpetuação, conferindo características de sustentabilidade ambiental ao empreendimento objeto de licenciamento.